MADEIREIRA

MADEIREIRA

- :

Sintonize diariamente das 18 às 19h30min na Horizonte FM 99,1 e confira a melhor resenha esportiva do Litoral Piauiense, Momento Esportivo.

27 de março de 2014

De virada Parnahyba vence River no Verdinho em jogo marcado por muitas emoções

Por - Kairo Amaral e Gláucio Júnior, Parnaíba (PI). 
Em jogo válido pela primeira rodada da Taça Cidade de Teresina – o 2º Turno do Campeonato Piauiense de Futebol 2014, os times do Parnahyba Sport Club e River Atlético Clube entraram em campo na noite desta quarta-feira (26/03) às 20h no Estádio Dirceu Mendes Arcoverde – Verdinho, para protagonizarem uma das maiores rivalidades do futebol piauiense. Em jogo marcado por discussões, expulsões e intervenção da Polícia, o Tubarão do Litoral conseguiu vencer por 2 a 1 e foi o responsável pela primeira derrota tricolor no ano. 

E logo com um minuto de bola rolando foi o River quem chegou primeiro com perigo no ataque com a boa jogada de Thiago Marabá. No entanto, isso só foi um “ensaio” para o gol que sairia logo em seguida aos 2 minutos de jogo. O primeiro gol tricolor foi marcado por Marciano de cabeça, depois de cobrança de falta de Esquerdinha pela intermediária. No lance, jogadores, comissão técnica e a torcida do Tubarão cobraram da arbitragem falta do atacante do Galo em cima do zagueiro azulino. 

Com o baque sofrido logo no início da partida, o Parnahyba insistia no ataque, porém era bloqueado pelo esquema defensivo riverino, irritando assim a torcida azulina. Mas aos 22 minutos da primeira etapa, o Tubarão parecia já está planejando a “emboscada” contra o Galo para poder dar números iguais ao duelo, pois depois de uma cobrança de falta pela direita de Fabinho, o zagueiro Gilmar Baiano escorou de cabeça e o atacante Felipe Rafael dominou a bola sozinho na grande área. O camisa 9 azulino chutou, para excelente defesa do goleiro Ricardo do River. 
Com essa jogada, a equipe parnaibana modificou sua postura dentro de campo e começou a chegar com mais perigo na meta riverina. Logo aos 33 minutos, o Tubarão conseguiu efetuar uma boa troca de passes e o atacante Fabinho recebeu a bola frontal ao gol de Ricardo, mas o jogador isolou. Já o Galo Carijó estava ganhando e resolveu se impor no duelo. Aos 37 minutos, o meia Esquerdinha do River realizou um perigoso chute de fora da área, e por pouco o tricolor iria ter a ajuda do morrinho artilheiro, tendo em vista que no chute quase o goleiro Robinho aceitava. 

Mas as principais emoções da primeira etapa ficaram resguardadas para os cinco minutos finais. Aos 40, o técnico Evair do River foi expulso pelo árbitro Antônio Santos Nunes por reclamação. Um minuto depois, aos 41, o meia do Parnahyba Capela cobrou uma falta pela esquerda, e após um desvio na zaga a bola acabou entrando para o fundo do gol do arqueiro riverino. Contudo, a arbitragem legitimou o gol para o atleta azulino.

Enquanto a torcida e os jogadores do Parnahyba vibravam com o empate, houve uma grande confusão na entrada dos vestiários dos dois times. De acordo com membros da comissão técnica parnaibana, um roupeiro do Tubarão foi agredido por um chute do comandante do River Evair, que por sua vez já havia sido expulso do “tablado verde”. Neste momento, a partida ficou paralisada por cerca de cinco minutos e o tumulto só aumentava na porta dos vestiários, sendo preciso a intervenção da Polícia Militar para que o jogo reiniciasse. No entanto, as equipes retornaram à campo para finalizar a primeira etapa, que terminou mesmo em 1 a 1. 
Sem alterações, os dois times voltaram para o segundo tempo, que já se iniciou equilibrado, mas parecia que as emoções dos episódios do intervalo desconcentraram os jogadores. Pouco inspirados, pouco criaram nos primeiros minutos da segunda etapa. Todavia, com 15 minutos de jogo na etapa complementar observava-se um Parnahyba mais compacto, comandando mais uma vez as jogadas ofensivas da partida. Aos 17 minutos, contudo, o Tubarão partiu para o contra-ataque e Fabinho ficou com a bola, chutou, e Ricardo teve que trabalhar mais uma vez realizando excelente defesa. 

A primeira oportunidade mais perigosa do River no segundo tempo veio aos 23 minutos em falta cobrada por Alex, que havia acabado de entrar no jogo no lugar de Marabá. E com o “clima quente” dentro de campo, o zagueiro Gilmar Baiano do Parnahyba foi expulso aos 31 minutos depois de receber o segundo amarelo. 

Entretanto, com um a menos em campo o Parnahyba conseguiu a virada. O segundo gol azulino veio aos 38 minutos com o beque Wesley, que subiu mais do que todos na pequena área e desviou de cabeça a bola para o fundo da rede, após cobrança de escanteio. Com isso, a torcida do Tubarão do Litoral foi ao delírio no Verdinho. 

Com a virada, o Parnahyba conseguiu segurar o resultado até o último instante. Com a vitória por 2 a 1, o Tubarão conseguiu acabar com a invencibilidade do River no Piauiense de Futebol 2014. Na próxima rodada, o time parnaibano viaja até Teresina para enfrentar no sábado (29/03) o Piauí Esporte Clube, adversário da final do primeiro turno. Já o River-PI joga em casa no domingo (30), no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, onde receberá o Caiçara Esporte Clube. Os dois jogos acontecem no próximo fim de semana. 
Ficha técnica:
Taça Cidade de Teresina – o 2º Turno do Campeonato Piauiense de Futebol 2014
Parnahyba 2 x 1 River – Estádio Dirceu Mendes Arcoverde – Verdinho
Dia 26/03 às 20h, em Parnaíba

Parnahyba:
- Robinho; Barata, Wesley, Gilmar Baiano e Jonys; Ramon, Totonho, Idelvando e Capela, Felipe Rafael e Fabinho. Técnico: Fernando Tonet
No banco de reservas: Ribamar, Ivan, Léo Araújo, Alessandro, Xavier, Luciano, Edson Sá, Bruno Pacatuba, Da Silva e Puxinha. 

Substituições do Parnahyba:
- Saiu Jonys e entrou Xavier;
- Saiu Felipe Rafael e entrou Da Silva;
- Saiu Idelvando e entrou Léo Araújo.
River: 
- Ricardo; Kássio, Tales, Bruno Lopes e Lucas; João, Neto, Thiago Marabá e Esquerdinha; Marclei e Marciano. Técnico: Evair Paulino.
No banco de reservas: Everson, Gabriel, Alex, Thiago Dias, Danilo Goiano, Brasinha, Josué, Ruann e Igor.

Substituições do River: 
- Saiu Thiago Marabá e entrou Alex;
- Saiu Kássio e entrou Josué;
- Saiu Lucas e entrou Ruann.

Cartões amarelos:
- Parnahyba: Wesley, Barata e Totonho;
- River: Neto, Tales e Lucas.

Cartões vermelhos:
- Gilmar Baiano do Parnahyba, aos 31 minutos do segundo tempo após receber o segundo cartão amarelo.
Arbitragem: 
Antônio Santos Nunes – Árbitro
Thyago Costa Leitão e José Valmir dos Santos Xavier – Auxiliares
Antônio Sérgio de Sousa Araújo – Quarto árbitro
Público e Renda:
634 (seiscentos e trinta e quatro) pagantes e 200 (duzentos) não pagantes. Sendo 834 (oitocentos e trinta e quatro) público total; 
R$ 6.980,00 (seis mil novecentos e oitenta reais).
Fotos: Elmadã Gonçalves
Fonte: PortalF5.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário