Em quatro jogos,
Tubarão soma sete pontos e está na vice-liderança do
Grupo A2. Time está a uma vitória de fazer a melhor campanha do Piauí.
Por – Wenner Tito,
Teresina (PI).
![]() |
Parnahyba, diante do Gurupi pela quarta rodada da Série D do
Campeonato Brasileiro, pode fazer a melhor campanha de um clube piauiense no
torneio nacional (Foto: Josiel Martins)
|
Concluídos os jogos de ida da primeira fase da Série D do
Campeonato Brasileiro, o Parnahyba está na segunda colocação e briga por uma
classificação inédita de um time do Piauí para a segunda fase da competição. O
Tubarão está na melhor situação que um clube do estado já conseguiu alcançar na
metade da primeira fase do torneio e pode fazer a melhor campanha de todos os
tempos.
A série D começou a ser disputada em 2009. Desde então, apenas duas equipes, além do Parnahyba, representaram o estado: Flamengo-PI e Comercial-PI. A primeira fase da competição sempre foi disputada em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. Do Piauí, apenas o Comercial-PI conseguiu terminar a primeira metade dentro da zona de classificação, em 2011.
A série D começou a ser disputada em 2009. Desde então, apenas duas equipes, além do Parnahyba, representaram o estado: Flamengo-PI e Comercial-PI. A primeira fase da competição sempre foi disputada em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. Do Piauí, apenas o Comercial-PI conseguiu terminar a primeira metade dentro da zona de classificação, em 2011.
O rubro-negro piauiense não tem boas lembranças da Série D. Nas duas vezes que participou do torneio, nunca conseguiu uma vitória e terminou sempre na lanterna do grupo. Nos dois casos, já ocupava a posição ao fim dos jogos de ida. Em 2009, dividindo o grupo com Alecrim, Treze e Ferroviário-CE, acumulou um empate e duas derrotas nas três primeiras partidas. Em 2010, acompanhado do Guarany de Sobral, Sampaio Corrêa e JV Lideral, dois empates e uma derrota após os três confrontos iniciais.
![]() |
Comercial-PI diante do Sampaio
pela Série D do ano passado
(Foto: Douglas Junior/O Estado)
|
O Comercial-PI teve uma história um pouco melhor. Em 2011,
ano em que um clube piauiense passou mais próximo da situação atual do
Parnahyba, o time de Campo Maior estava no mesmo grupo que Independente,
Sampaio Corrêa, Trem e São Raimundo. O bode passou pelos quatro primeiros jogos
acumulando duas vitórias e duas derrotas, ficando empatado em segundo com o
Trem. No entanto, o time caiu de rendimento nos jogos de volta e terminou na
lanterna do grupo, com sete pontos.
Em 2012, aquela que é, até hoje, a melhor participação de um clube piauiense na Série D. O Comercial-PI dividia o grupo com Sampaio Corrêa, Araguaína, Mixto e Santos. Apesar de terminar os jogos de ida compartilhando a lanterna com o Araguaína, após dois empates e duas derrotas, o time se recuperou nos jogos de volta e terminou a competição com oito pontos, na terceira colocação.
Em 2012, aquela que é, até hoje, a melhor participação de um clube piauiense na Série D. O Comercial-PI dividia o grupo com Sampaio Corrêa, Araguaína, Mixto e Santos. Apesar de terminar os jogos de ida compartilhando a lanterna com o Araguaína, após dois empates e duas derrotas, o time se recuperou nos jogos de volta e terminou a competição com oito pontos, na terceira colocação.
Representante deste ano, o Parnahyba já acumulou sete pontos na Série D, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Dividindo o grupo com Salgueiro, Ypiranga-AP, Maranhão e Gurupi, o Tubarão terminou os jogos de ida na segunda colocação. Faltando mais 4 jogos, o time ainda briga pela classificação, mas precisa de apenas dois empates ou uma vitória para assumir o posto de melhor piauiense na história da Série D.
A marca já pode ser alcançada no próximo domingo (28/07). O Parnahyba vai para o Tocantins para encarar o jogo de volta contra o Gurupi e, em caso de vitória, já alcança a pontuação maior que todos os outros representantes piauienses na Série D, além de deixar a classificação para a próxima fase bem encaminhada.
Via – GLOBOESPORTE.COM


Nenhum comentário:
Postar um comentário